Você sabe o que são Normas Regulamentadoras?

nr 1 - Você sabe o que são Normas Regulamentadoras?

O que são Normas Regulamentadoras?

Normas Regulamentadoras
Normas Regulamentadoras

 

Basicamente, podemos definir normas regulamentadoras como um conjunto de orientações e procedimentos técnicos, relativos à segurança e medicina do trabalho, que o Ministério do Trabalho regulamentou em 1978.

Entre os principais objetivos, podemos destacar:

  • Promover e garantir a integridade física, psíquica e saúde do trabalhador;
  • Estabelecer procedimentos de prevenção de acidentes e dispositivos de proteção individual e coletiva;
  • Instituir e promover uma política de segurança e saúde no trabalho nas empresas;
  • Regulamentar uma legislação relativa à segurança e medicina do trabalho.

E o que você pensa quando ouve falar sobre Acidente de Trabalho?

Os acidentes de trabalho sempre existiram, e acompanhamos diariamente na TV, na Internet e no Rádio notícias de acidentes, mas o que vem acontecendo ultimamente, é um aumento considerável por diferentes fatores.

Podemos citar como exemplo de causadores de acidentes a negligência dos envolvidos, o descuido na hora de executar uma tarefa, o uso errado de máquinas e ferramentas, e até mesmo o manuseio de um celular que pode distrair o trabalhar.

 

Você sabia?

O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, conforme os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

E o mais impressionante é que 40% dos acidentes de trabalho no Brasil estão relacionados ao trabalho em altura.

 

Operário morre após cair de um andaime

Um operário morreu e outro ficou ferido em um acidente de trabalho no dia 18 de maio de 2017 em Porto Alegre, conforme noticiado pelo jornal Correio do Povo. O operário tinha apenas 22 anos, estava limpando vidros no 11º andar de um prédio na esquina das avenidas Ipiranga e Borges de Medeiros.

Os operários utilizavam um andaime para chegar até o local de trabalho, que havia sido suspenso temporariamente pelo Ministério do Trabalho.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre, Gelson Santana, protestou contra a falta de segurança do trabalhador. “Essa é o 36ª acidente de trabalho fatal em Porto Alegre nos últimos sete anos. A vida não vale nada”.

 

Norma Regulamentadora 35

Dentre várias Normas Regulamentadoras que existem, vamos falar um pouco sobre a 35. Esta trata diretamente das questões que envolvem o Trabalho em Altura.

Norma Regulamentadora 35
Norma Regulamentadora 35

A Norma Regulamentadora 35 (NR 35) nos trás no primeiro parágrafo, onde estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução.

Lembre-se! Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.

 

O cumprimento das normas de segurança para trabalho em altura visa a prevenção dos acidentes, e no caso da NR 35, a mesma foi concebida como norma geral, sendo assim, tem força de lei e está passível de penalidades, tudo isso para manter o trabalhador seguro.

Veja na íntegra todas as NR’s clicando aqui.

 

Dicas para aumentar a segurança no Trabalho em Altura:

  • Use todos os Epis necessários
    Use todos os Epis necessários

    Faça um curso para trabalho em altura;

  • Sempre use o cinto de segurança adequado;

  • Utilize equipamento de elevação para trabalho em altura;

  • Faça um Check-List;

  • Faça a análise de Risco.

 

 

Essas dicas estão detalhadas em nosso informativo “Como Evitar Acidentes no Trabalho em Altura”. Caso você não tenha visto o informativo, clique aqui para baixar.

Quando se trata de nossa segurança e integridade física, não podemos ficar com o mínimo de proteção. Nossa vida não tem preço, comece aplicando o mínimo e vá aumentando gradativamente a aplicação dessas normas e dicas, pois em muitos casos não temos uma segunda chance, você concorda?

 

Um abraço!

Brazão - Você sabe o que são Normas Regulamentadoras?

IMAP Indústria de Equipamentos Hidráulicos, produz Guincho, Cesta Aérea, Guindaste, Retroescavadeira, Plataforma, Grua Florestal.

Deixe uma resposta