Você sabe qual o limite de peso para trabalho em altura?

Trabalho em altura

Será que existe um limite de peso para trabalho em altura?

O trabalho em altura é considerado um trabalho de alto risco. Muitas questões surgem ao longo do tempo em relação ao limite de peso para esta atividade. Pensando nisso, criamos um infográfico para responder a pergunta sobre limite de peso e tirar de uma vez suas dúvidas sobre o assunto.

Este infográfico pode ser distribuído para seus funcionários, colegas e amigos. Nosso principal objetivo é informá-los sobre o limite de peso no trabalho em altura, prevenindo de forma eficaz possíveis acidentes que possam vir acontecer.

Infográfico sobre limite de peso para trabalho em altura
Infográfico sobre limite de peso para trabalho em altura

 

A Norma Regulamentadora NR-35 exige, para esses equipamentos, que se proceda uma inspeção formal na aquisição do equipamento e depois de adquirido, as inspeções devem ser em intervalos menores que 6 meses, ou em até 3 meses quando houver uso em condições de maior exigência do equipamento.

Quanto ao prazo de validade, o Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece que a validade do equipamento, como  por exemplo, o cinto de segurança, ser de até 5 anos, e que ela comece a ser contada a partir de sua fabricação.

Já o Código de Defesa do Consumidor, por sua vez, estabelece que todo o produto deve apresentar uma data de validade. Assim, todo o equipamento de segurança terá um prazo de vida útil fornecido pelo fabricante.

 

Na lei

A NR-35, norma que regulamenta o trabalho em altura, não menciona o peso do usuário. Ela apenas afirma que “cabe ao empregador avaliar o estado de saúde dos trabalhadores que exercem atividades em altura (…) voltado às patologias que poderão originar mal súbito e queda de altura, considerando também os fatores psicossociais”.

Se você quiser saber mais sobre as NR’s, acesse o material que criamos sobre Normas Regulamentadoras para trabalho em altura

Acesse nosso site em www.imap.com.br

Brazão - Você sabe qual o limite de peso para trabalho em altura?

IMAP Indústria de Equipamentos Hidráulicos, produz Guincho, Cesta Aérea, Guindaste, Retroescavadeira, Plataforma, Grua Florestal.

Deixe uma resposta