Trabalho em Altura mais Seguro e Eficiente

d058fe 345e90464c1647498c511f4f6e8b7ca8 mv2 - Trabalho em Altura mais Seguro e Eficiente

 

Veja como evitar acidentes e tornar o trabalho em altura mais seguro e eficiente com um bom planejamento.

Trabalho em Altura mais seguro e eficiente
Trabalho em Altura mais seguro e eficiente

O trabalho em altura exige alguns cuidados necessários para a segurança, assim como, para o cumprimento das Normas Regulamentadoras (NR), que como você já sabe, através do nosso post, são leis e estão passíveis de penalidades.

Para que todo o processo de trabalho ocorra conforme exigido por lei, de forma mais eficiente, segura e sem desperdício de tempo, é necessário um planejamento para trabalho em altura.

Nesse planejamento podemos ver de forma clara toda a logística de trabalho a ser realizada e, assim, executá-lo de forma correta.

Conheça os passos para um planejamento de Trabalho em Altura

Passo 1: O primeiro passo para um bom planejamento é ter a certeza de que a equipe que irá executar o trabalho está apta para trabalhos em altura.

Para isso, é necessário estar com os exames médicos e cursos de capacitação em dia. Nós aprofundamos este assunto no informativo “Como Evitar Acidentes no Trabalho em Altura”.

Caso você não tenha baixado, clique neste link, faça o download e distribua para sua equipe.

Lembre-se: Mesmo que o trabalhador esteja com os exames em dia, recomenda-se verificar a pressão arterial antes de qualquer atividade em altura.

Passo 2: O segundo passo é fazer uma Análise Preliminar de Risco (APR), estudando o ambiente e local a ser executado o trabalho, os pontos de ancoragem e os EPI’s que serão utilizados, reduzindo o risco de acidentes.

O que preciso considerar em uma Análise Preliminar de Risco?

Trabalho em Altura mais seguro e eficiente
Conheça o local de trabalho e seus riscos
 
Ambiente e local a ser executado o trabalho – Esse item consiste em analisar situações como, por exemplo, o clima, pois ele pode ser um fator determinante na causa de acidentes. Ventos, chuva, neblina, entre outros fatores, aumentam consideravelmente a possibilidade de ocorrer um acidente. 
 

Outro aspecto importante é o local a ser executado o trabalho. Uma boa visualização do local ajudará a ter noção de como executá-lo de forma segura.

Pontos de ancoragem – São os pontos onde você vai fixar seu cinto de segurança. Antes de iniciar o trabalho, localize os pontos de ancoragem que serão utilizados, eles devem ser constituídos de materiais resistentes a intempéries e devem resistir a esforços de tração de 3.000 kgf, pois em caso de queda, ele manterá você seguro. 

Mesmo utilizando um equipamento para trabalho em altura, como uma cesta aérea ou guindaste com cesto acoplado, é importante localizar e utilizar os pontos de ancoragem.

Trabalho em Altura mais seguro e eficiente
Cuidado com os Epi’s

Conclusão

Todas as informações que vimos são essenciais em um planejamento para trabalho em altura. Lembre-se sempre: cuidado nunca é demais e sua vida ou de seus colaboradores não tem preço. Compartilhe esse post com amigos e nos ajude a reduzir os acidentes em altura no nosso país. 

Visite nosso site: www.imap.com.br

 

Deixe uma resposta