Você sabe o que são Normas Regulamentadoras?

nr 1 - Você sabe o que são Normas Regulamentadoras?

Você sabe o que são Normas Regulamentadoras?

Normas Regulamentadoras
Normas Regulamentadoras

As normas regulamentadoras são definidas como um conjunto de orientações e procedimentos técnicos, relativos à segurança e medicina do trabalho, regulamentado em 1978 pelo Ministério do Trabalho.

Entre os seus principais objetivos, podemos destacar:

  • Promover e garantir a integridade física, psíquica e saúde do trabalhador;
  • Estabelecer procedimentos de prevenção de acidentes e dispositivos de proteção individual e coletiva;
  • Instituir e promover uma política de segurança e saúde no trabalho nas empresas;
  • Regulamentar uma legislação relativa à segurança e medicina do trabalho.

E o que vem à sua mente quando ouve falar em Acidente de Trabalho?

Os acidentes de trabalho sempre existiram, e acompanhamos, diariamente, na TV, na Internet e no Rádio notícias desses acidentes, mas o que vem acontecendo ultimamente, é um aumento considerável por diferentes fatores.

Como exemplo de causadores de acidentes, podemos citar a negligência dos envolvidos, o descuido na hora de executar uma tarefa, o uso errado de máquinas e ferramentas, e, até mesmo o manuseio de um celular, poderá distrair o trabalhador.

Você sabia?

O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, conforme os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

E o mais impressionante é que 40% dos acidentes de trabalho no Brasil estão relacionados ao trabalho em altura.

Veja a seguir um caso de acidente em trabalho em altura, ocorrido em 2017.

Operário morre após cair de um andaime

Um operário morreu e outro ficou ferido em um acidente de trabalho, no dia 18 de maio de 2017, em Porto Alegre, RS, conforme noticiado pelo jornal Correio do Povo.

O operário tinha apenas 21 anos e estava limpando os vidros do 11º andar de um prédio, na esquina das avenidas Ipiranga e Borges de Medeiros.

Os operários utilizavam um andaime para chegar até o local de trabalho, que havia sido suspenso temporariamente pelo Ministério do Trabalho.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre, Gelson Santana, protestou contra a falta de segurança do trabalhador.

Esse é o 36º acidente de trabalho fatal em Porto Alegre nos últimos sete anos. A vida não vale nada, comenta.

A seguir falaremos um pouco mais sobre a norma regulamentadora NR 35, específica para o trabalho em altura.

Norma Regulamentadora 35

Dentre as várias Normas Regulamentadoras que existem, vamos falar um pouco sobre a de número 35. Esta, trata diretamente das questões que envolvem o Trabalho em Altura.

Norma Regulamentadora 35
Norma Regulamentadora 35

A Norma Regulamentadora 35 (NR 35) nos trás no primeiro parágrafo, onde estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, a seguinte informação:

Lembre-se! Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.

As normas de segurança para o trabalho em altura visam a prevenção dos acidentes, e no caso da NR 35, foi concebida como norma geral, sendo assim, tem força de lei e está passível de penalidades em caso do seu não cumprimento, tudo isso, para manter o trabalhador seguro no exercício das suas atividades.

Veja na íntegra todas as NR’s clicando aqui.

5 Dicas para aumentar a segurança no Trabalho em Altura:

Listamos 5 itens que contribuirão com mais segurança no trabalho em altura, são eles:

  • Use todos os Epis necessários
    Use todos os EPI’s necessários

    Fazer um curso para trabalho em altura;

  • Sempre usar o cinto de segurança, bem como os EPI’s, adequados;

  • Utilizar equipamento de elevação adequado para trabalho em altura;

  • Faça um Check-List das atividades;

  • Faça a análise de Risco.

Essas dicas estão detalhadas em nosso informativo “Como Evitar Acidentes no Trabalho em Altura”. Caso você não tenha visto o informativo, clique aqui para baixar.

Quando se trata da nossa segurança e integridade física não podemos arriscar com o mínimo de proteção. Nossa vida não tem preço!

Comece com o mínimo e vá aumentando gradativamente a aplicação dessas normas e dicas, pois em muitos casos não teremos uma segunda chance, você concorda?

Um abraço!

 

Deixe uma resposta