Pilares do saneamento básico

pilares do saneamento - Pilares do saneamento básico

O que é saneamento básico e quais são os seus serviços? Neste post falaremos mais sobre essas atividades essenciais para a população.

Sabemos que o saneamento básico está presente na história há muitos anos. Inclusive, há relatos do período antes de Cristo que indicam o início da preocupação com o saneamento, por meio da construção de diques e canalizações para irrigação.

saneamento basico - Pilares do saneamento básico

Mas, o que é saneamento básico?

Bem, o saneamento básico é um conjunto de serviços, sendo eles:

  • Distribuição de água potável;
  • Coleta e tratamento de esgoto;
  • Drenagem urbana;
  • Coleta de resíduos sólidos.

Sendo assim, os serviços de saneamento impactam diretamente na saúde, na qualidade de vida e no desenvolvimento de toda a sociedade.

falta de saneamento 1024x683 - Pilares do saneamento básico

Apesar da sua importância, cerca de 2,3 bilhões de pessoas em todo mundo ainda não têm acesso a nenhum serviço de saneamento.

Aqui no Brasil, o saneamento é regulamentado pela Lei 11.445/2007 e é considerado parte da infraestrutura do país.

A competência para prestação dos serviços e dos municípios, entretanto podem ser terceirizados para órgãos estaduais ou privados.

saneamento básico 1024x727 - Pilares do saneamento básico

A importância do saneamento básico

Como já vimos anteriormente, todos os serviços de saneamento têm ligação direta com a saúde.

Alguns estudos, inclusive, apontam que quanto maior o acesso ao saneamento básico, menor a mortalidade infantil e taxa de internações por doenças gastrointestinais. Consequentemente, maior a longevidade da população.

saneamento na cidade - Pilares do saneamento básico

Saneamento e o controle da COVID-19

Especialistas indicam que a higiene é uma das principais formas de combate ao coronavírus. Desta forma, os problemas relacionados ao saneamento é um obstáculo no controle da disseminação da Covid-19.

Sabe-se que a transmissão se dá pelo ar e pelo contato físico. No entanto, podemos afirmar que as pessoas que moram em local sem coleta e tratamento de esgoto, possuem maior vulnerabilidade do sistema imunológico e uma maior predisposição para ser contaminado.

coronavirus - Pilares do saneamento básico

Assim como a saúde pública, investir em saneamento básico sem dúvidas é avançar, também, na saúde pública, preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos, gerando renda e emprego, contribuindo, desta forma, com desenvolvimento econômico do país.

Conheça a nova solução para o saneamento e manutenção de municípios: RM 3.500 Plus T.

Deixe uma resposta